quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Livro de José Fanha: O Dia em que a mata ardeu"



Resumo da obra após a vinda do escritor, José Fanha, ao nosso Agrupamento de Escolas da Guia esta actividade foi proposta aos alunos após o conto da história na sala de aula










Era uma vez, uma mata que não tinha dono e uma criança costumava dizer:
-A mata é minha.

A mata tinha muitos animais pequenos e grandes: aranhas, lagartixas, esquilos, formigas, veados, coelhos, ouriços, corujas e um ratinho.Era uma mata feliz e muito encantada.
Um dia, vieram os Bisnaús fazer um piquenique. O Bisneco comia até a barriga ficar numa bola e filho deitava o lixo para o chão. A Bisneca pintava o bico com verniz. O Bisnau pai após o piquenique começou a fumar um cigarro no bico e adormeceu. O que será que aconteceu?
O cigarro caiu no chão e incendiou a mata e com tanta lata, lixo e papelão as chamas cresceram. Os bisnús acordaram a tossir e puseram-se a fugir. Os animais que lá viviam tinham os olhos vermelhos e fugiram assustados.

O fogo crescia, as árvores ardiam e os animais fugiam.

Um pássaro pequeno que lá vivia chamou os bombeiros. Os bombeiros conseguiram apagar as chamas com muitas mangueiras e retiraram o lixo e as cinzas.

Passado muito tempo chegou a Primavera, a Natureza é muito forte.As folhas das árvores começaram a crescer e os animais a regressar.A mata começou a renascer e a estar linda outra vez.


Miguel- 3º ano

0 comentários:

Enviar um comentário